Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Chacal.


Chacal-Dourado, Chacal.
NOME CIENTÍFICO: Canis aureus.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Ocorre no Norte e Leste da África, Sudeste Europeu e Sul da Ásia até Burna e Tailândia. Há evidências de que o chacal esteja expandindo esta região, tendo sido visto no Bale Mountains National Park, Etiópia, em altitudes acima de 3.800 m. Também foi visto no Sul da Floresta Karenna e recentemente no Leste da Itália.
HABITAT: Devido à vasta extensão onde pode ser encontrado, o Chacal vive nos mais diversos habitats. Tem preferência por campos abertos. Também pode ser encontrado em oásis e próximo a habitações humanas no deserto de Israel, florestas e planícies úmidas.
HÁBITOS ALIMENTARES: Onívoro, sua alimentação é composta de 54% carne e 46% de vegetais. Alimenta-se de frutas, plantas, invertebrados, répteis, anfíbios, pássaros terrestres, ovos, pequenos mamíferos e carniça. Costuma vaguear em busca de comida, mas quando juntam-se em pares conseguem maior sucesso na caça. Em áreas próximas a habitações humanas alimenta-se muito de lixo.

TAMANHO: Possui de 38 a 43 cm de altura, de 60 a 75 cm de comprimeto e de 20 a 30 cm de cauda.
PESO: De 7 a 15 kg.
PERÍODO DE GESTAÇÃO: Normalmente 63 dias.
NÚMERO DE FILHOTES: De 5 a 6.
CARACTERÍSTICAS DA REPRODUÇÃO: Os filhotes nascem durante qualquer época do ano. Normalmente o esconderijo é um buraco no solo ou outro abrigo natural, como ocos em árvores ou cavernas. Em locais próximos ao homem, costuma fazer uso de canos de esgoto.
O período de amamentação dura de 8 a 10 semanas. As fêmeas atingem a maturidade sexual com 11 meses de idade e os machos após 2 anos, porém são férteis durante mais tempo que as fêmeas.
PARTICULARIDADES: A pelagem do chacal é, normalmente, grossa e curta. A cor varia de amarelo ou dourado pardo ao castanho. esta coloração pode mudar de acordo com a região e a estação. Na planície do Serengeti no Norte da Tanzânia, os chacais são castanhos com tons amarelados na época da chuva (Dezembro a Janeiro), mudando para o dourado pálido na estação seca (Setembro a Outubro).
Tanto o macho quanto a fêmea têm importante papel na manutenção do território e na educação dos filhotes. Quando um dos dois morre, é incerto se o restante da família irá sobreviver. Em muitas famílias de chacais há 1 ou 2 membros adultos chamados "auxiliares". Eles são chacais que ficam com os pais por 1 ano após atingirem a maturidade sexual e, sem reproduzir, ajudam a tomar conta da próxima ninhada dos pais. Este tipo de associação é provavelmente responsável pelos relatos de grandes bandos caçando juntos. Dentro da família, os "auxiliares" são subordinados aos pais.
Os "auxiliares" são muito importantes pois ajudam a proteger os filhotes e a fornecer alimento enquanto a mãe amamenta.
Os chacais são noturnos em áreas habitadas por homens, mas podem ser parcialmente diurnos em outros lugares.
Na selva, vive em média 13 anos e em cativeiro pode chegar a 16 anos.
Fonte: ricardopedrabr