Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Elefante asiático


CARACTERÍSTICAS:
Altura: 3 m
Comprimento: 7 m
Peso: até 4 t
Período de vida: cerca de 60 anos
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Proboscidea
FAMÍLIA: Elephantidae
O elefante-asiático (Elephas maximus), por vezes conhecido como elefante-indiano, uma das subespécies, é menor que os elefantes-africanos. Seu único predador natural é o tigre, que na maioria das vezes ataca os filhotes, porém existem casos registrados de tigres caçarem elefantes adultos. No passado existiam desde o sul da China à ilha de Sumatra na Indonésia, e da Síria ao Vietnã.
O elefante-asiático é dividido em quatro subespécies:
-Elefante-indiano (s.s.), E. m. indicus - A maioria dos indivíduos apresenta presas. É a subespécie mais abundante, com populações que se estendem da Índia à península de Malaca.
-Elefante-do-ceilão, E. m. maximus - Subespécie de grande tamanho, é a única que alcança e por vezes supera os 3 metros de altura. Seu crânio é proporcionalmente maior do que o das outras subespécies. Nativo da ilha do Sri Lanka.
-Elefante-de-sumatra, E. m. sumatrensis - Nativo da ilha de Sumatra, é de pequeno tamanho (1,7 a 2,3 metros de altura).
-Elefante-da-malásia, E. m. borneensis - A menor de todas as subespécies. Têm costas proporcionalmente mais largas, presas mais finas e orelhas mais amplas. Está restrito ao noroeste da ilha de Bornéu. Segundo estudos genéticos, esta população se separou das outras subespécies há 300 mil anos.
-Elefante-sírio E. m. asurus† - Extinto.
Os elefantes-asiáticos atingem 3 metros até à cernelha, têm orelhas pequenas e defesas um tanto leves. A espécie é desde há muito utilizada pelo homem como animal de guerra, em trabalhos florestais e como meio de transporte. Apesar disso, o elefante-indiano nunca foi domesticado uma vez que todos os animais em cativeiro nascem em liberdade.
As principais diferenças entre este e o elefante-africano são: costas mais arqueadas, orelhas menores, 4 unhas nas patas traseiras em vez de 3, 19 pares de costelas em vez de 21, ausência de presas de marfim nas fêmeas.
Na religião hindu, o elefante-asiático está associado a Ganexa, o deus da sabedoria.

Memória prodigiosa

Segundo se diz, esse imenso animal o elefante indiano pode reconhecer, depois de muitos anos, o caçador que o tentou matar. Sem ir tão longe, é verdade que o elefante-indiano tem memória excelente. Tende a lembrar-se mais das malvadezas que lhe fazem que do bom tratamento dispensado normalmente. É fácil de treinar o elefante indiano e ele é usado como animal de carga para muitas tarefas. Se for treinado com paciência e persuasão em vez de à força,o elefante-indiano será dócil e obediente. Esse colosso é muito inteligente. A relação que existe entre o peso do cérebro e o peso corporal do elefante-indiano é apenas ligeiramente inferior à do homem.
O elefante-indiano é herbívoro. Vive em manadas nas florestas densas do sul da Ásia, onde pode encontrar os 140 kg de gramas folhas que necessita comer todo dia.
O elefante-indiano nada bem e passa horas na água. Não faz isso por brincadeira, mas para satisfazer uma necessidade real. Os elefantes não têm glândulas sudoríparas e têm que molhar-se continuamente, senão sua pele racha. Boa parte das habilidades do elefante indiano se concentra na tromba, que termina num órgão preênsil flexível. A fêmea tem um filhote a cada 4 anos; a gestação dura 22 meses. Ao nascer, o filhote tem 90 cm de altura e pesa de 70 a 80 kg.

Não existe palavra humana para descrever a beleza e quase perfeição destes
animais...Chego quase às lagrimas quando os vejo pessoalmente.