domingo, 14 de março de 2010
Tamanduá-bandeira
Tamanduá-bandeira
Nome vulgar: TAMANDUÁ-BANDEIRA
Classe: Mammalia
Ordem: Xenarthra
Família: Myrmecophagidae
Nome científico: Myrmecophaga tridactyla
Nome inglês: Giant anteater
Distribuição: Nos campos e cerrados da América Central e do Sul.
Habitat: Florestas, savanas e cerrados das Américas do Sul e Central.
Hábitos: Vive no chão, mas sobe bem nas árvores e é capaz de nadar. Come 30 mil insetos por dia.
Longevidade: 25 anos
Tamanho: até 120 cm, mais 90 cm para a cauda.
Época reprodutiva: Primavera
Gestação: Incubação: 190 dias
Nº de filhotes: um de cada vez
Alimentação na natureza: Formigas, cupins e larvas.
Alimentação em cativeiro: Nos zoológicos não existem tantos insetos e o tamanduá não come o que não gosta. Quase todas as espécies criadas em zoológicos morrem antes de ter filhotes.
Causas da extinção: Destruição do meio ambiente (queimadas e caçadores).
O tamanduá-bandeira passeia calma e tranqüilamente com seu longo focinho cônico voltado para o chão. Ele está procurando alimento. Seu olfato bem desenvolvido vai levá-lo fielmente ao alvo. Uma vez encontrado o formigueiro, o tamanduá cava a terra com suas fortes garras e mete o focinho no buraco. Sua língua pegajosa, de mais de meio metro de comprimento, explora as galerias do formigueiro. depois de pegar um número grande de formigas, o tamanduá recolhe a língua.
O tamanduá não possui dentes. O estranho desdentado caça de dia nos campos cerrados e nas florestas da América Central e do Sul, desde a Guatemala até a Argentina. Quando vive próximo das cidades, ele sai principalmente à noite. É cauteloso, pacífico e solitário. defende-se com as fortes garras das patas dianteiras. Seu principal alimento são as formigas, os cupins e larvas. Come também vermes e pequenas centopéias. Na primavera, a fêmea dá à luz um filhote que carrega nas costas até cerca de um ano de idade.
Lindo...lindo, não preciso dizer mais nada. Ele pede uma chance de sobreviver, só precisamos deixar os animais em paz. só isso...simples.